A Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria de Saúde (Semsa), começa a vacinação contra influenza, na próxima terça-feira (26). A vacina será disponibilizada aos grupos prioritários em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, das 07h30 às 15h30, preservando horário de almoço estabelecido pela unidade do seu bairro.
A Secretaria de Saúde também vai promover no dia 11 de abril, uma ação de dia D para gestantes e puérperas, na Unidade de Saúde da Mulher, das 08h às 15h. A campanha será realizada segundo a população prioritária para a vacinação contra a gripe: pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas e de comunidades quilombolas, pessoas com comorbidades ou portadoras de deficiências, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores da saúde, das forças armadas e das forças de segurança e salvamento, trabalhadores portuários e funcionários do sistema prisional. É necessário levar documento de identificação, cartão do SUS e cartão de vacina.
De acordo com a secretária de saúde, Alessandra Albani, tomar a vacina contra a gripe é muito importante para evitar ficar doente, ter complicações de saúde e também para ajudar a reduzir a propagação do vírus na população. "A vacina contra a gripe oferecida pelo SUS protege contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. Os anticorpos protetores começam a ser detectados de duas a três semanas após a vacinação e geralmente duram de seis a 12 meses. O pico máximo de anticorpos é atingido após quatro a seis semanas e a proteção da vacina dura cerca de um ano, por isso é importante tomá-la todos os anos", explicou.
Além da vacina, outras medidas podem auxiliar na prevenção :
- Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento;
- Utilize lenço descartável para higiene nasal;
- Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
- Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Mantenha os ambientes bem ventilados;
- Evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
- Evite aglomerações e ambientes fechados (procure manter os ambientes ventilados);
- Adote hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
Fonte: Portal Gov.br
Comments